Clique aqui e falepelo Whatsapp!
(16) 3234 0890 (16) 98134 8022extinset@extinset.com.br

BARATA

As baratas são os insetos mais comuns ao convívio humano, no entanto, das cerca de 4.000 espécies existentes, apenas 1% se adaptaram ao ambiente criado pelo homem, devido a disponibilidade de acesso, alimento, abrigo e água. Estas espécies são chamadas de baratas domésticas.

Assim, baratas domésticas são aquelas que vivem dentro de residências, domicílios ou outras estruturas construídas pelo homem, e seus anexos, tais como caixas de gordura, esgotos, bueiros e outros locais úmidos e escuros.

A presença de baratas em nossos lares causa, sem dúvida, mais distúrbios para seus moradores (aflição, angústia, "stress") do que qualquer outro inseto próximo ao homem. Parte desse incômodo se deve ao fato das pessoas não gostarem de nenhum tipo de inseto. Além do mais, existe uma crença de que a presença de baratas demonstra que o local não possui higiene e conservação adequadas.

Principais Doenças Causadas por Baratas:

Em áreas urbanas são encontradas principalmente 2 espécies:

Blattella germânica, conhecida como barata francesinha ou alemãzinha.

As baratas de cozinha são pequenas (até 1,5 cm) e se escondem em pequenas frestas dentro de armários, gabinetes, gavetas e eletrodomésticos, sempre próximas a fontes de alimento. Possuem uma alta capacidade reprodutiva, com cada fêmea produzindo de 4 a 8 ootecas (cápsulas que abrigam os ovos), com cerca de 40 ovos cada.

Esses insetos podem transportar microrganismos causadores de doenças como gastroenterites e diarreias. Manter o ambiente limpo e livre de alimentos disponíveis também auxilia no combate a essas pragas. Verifique locais que possam servir de abrigos.

A Blattella germânica é uma das baratas que possui o maior número de descendentes por ooteca em relação a outras espécies urbanas. Além disso, o curto período de incubação, aliado à rápida maturação sexual, provocam aumentos populacionais significativamente maiores que em outras espécies.

Crescimento Populacional:

As ninfas têm mais chances de sobrevivência que as de outras espécies, pois a fêmea carrega a ooteca durante toda a incubação, protegendo-a até a eclosão. Outra característica dessa espécie é o tamanho reduzido das ninfas, que permite que se escondam em locais de difícil acesso. A maioria dos ambientes possui frestas e rachaduras onde essas baratas conseguem se abrigar com facilidade, sendo que as ninfas mais jovens se movimentam menos que as demais, permanecendo grande parte do tempo em seus esconderijos.

Blattella germânica (barata pequena, barata de cozinha, barata alemã, francesinha)

São insetos com comportamento noturno, e se utilizam deste período para buscar alimento e se reproduzirem. Ao perceber presença frequente de baratas durante o dia, pode ser sinal de alta infestação.

Periplaneta americana, conhecida como barata de esgoto ou voadora

As baratas de esgoto são grandes (até 5 cm) e tem como característica cor de pinhão com um bordo amarelo no escudo protetor da cabeça. Durante sua vida, uma fêmea pode depositar de 10 a 15 ootecas (cápsulas que abrigam os ovos), cada uma com 14 a 28 ovos. São geralmente encontradas nos esgotos, nas canaletas de cabos, caixas de inspeção, depósitos, entre outros locais. Manter o ambiente limpo e livre de alimentos disponíveis também auxilia no combate a essas pragas. Verifique locais que possam servir de abrigos.

Periplaneta americana (barata de esgoto, barata grande e voadora)

MEDIDAS PARA PREVENIR O APARECIMENTO DE BARATAS

MEDIDAS PARA O CONTROLE E PREVENÇÃO DE BARATAS

Por apresentarem alto risco de contaminação, as baratas são um grande problema. Se você observou a presença destes insetos, mesmo seguindo nossas orientações preventivas, entre em contato com a Extinset – ligue para nós ainda hoje (16) 3234-0890 / 3626-5858 / 98134-8022

EXTINSET EMPRESA PROFISSIONAL DE CONTROLE DE BARATAS E PRAGAS.

EXTINSET
Rua Pinheiro Machado, 652 – Campos Eliseos
CEP 14080-550 – Riberão Preto – SP (16) 3234 0890   |   (16) 3626 5858 extinset@extinset.com.br
PARCEIROS
CURTA E COMPARTILHE
© 2021. Extinset.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Social One